PES

Programa de Educação Sexual

O presente projeto, surge para dar cumprimento à lei nº 60/2010 de 6 de Agosto, regulamentada pela  portaria nº.196-A/2010, que preconiza a obrigatoriedade de implementação da Educação Sexual nos estabelecimentos dos ensinos básico e secundário. Trata-se de um projeto fundamentado na reflexão da Equipa de Educação para a Saúde, sobre as "Linhas Orientadoras" da Educação Sexual em Meio Escolar, emanadas  pelo Ministério da Educação, e nele figuram os objetivos, conteúdos, metodologias, estratégias e propostas de atividades.

Com este projeto pretende-se contribuir, ainda que parcialmente, para uma vivência mais informada, mais autónoma e, logo, mais responsável da sexualidade na esfera dos conhecimentos, sentimentos, atitudes e competências.

O projeto em curso deverá conduzir à implementação da Educação Sexual na escola, mediante uma abordagem dos conteúdos definidos, devendo decorrer, sempre que possível, numa componente curricular complementar (Cidadania e Desenvolvimento) e em articulação com as áreas curriculares disciplinares.

Para a implementação deste projeto poder-se-á contar com diversos recursos humanos e materiais existentes nesta escola, bem como com o apoio do Centro de Saúde de Ponte de Lima e de programas regionais e nacionais.