RobLab Escolas
"O futuro será moldado por aqueles que souberem não só usar a tecnologia, mas também criá-la. O ensino da programação nas escolas é fundamental para formar jovens capazes de inovar e transformar a sociedade."
António Câmara – Prof Universidade Nova de Lisboa
É cada vez é mais importante preparar os alunos para não serem apenas consumidores de tecnologia, mas também criadores e inovadores, sendo essencial o papel da escola no desenvolvimento destas capacidades.
A integração da robótica em contexto educativo permite criar cenários de aprendizagem diversificados, que reúnem tecnologia e linguagens de programação promovendo a articulação com as áreas curriculares e/ou transversais, realizando projetos contextualizados que no seu conjunto proporcionam ao aluno a oportunidade de desenvolver a sua criatividade e construir os seus próprios conhecimentos.
Objetivos:
- Colaborar com professores e alunos de outras escolas: desenvolvendo atividades conjuntas de forma a partilhar experiências e materiais;
- Promover o interesse e o contacto dos alunos com a programação e a robótica, utilizando como base a interdisciplinaridade com as diferentes áreas do saber (português, matemática, ciências, artes);
- Incentivar os alunos a elaborar questões, resolver problemas, modelar, investigar, analisar e interpretar dados;
- Desenvolver nos alunos o pensamento computacional e a obtenção, avaliação e comunicação de informações;
- Desenvolver o pensamento crítico, a comunicação e habilidades de colaboração;
- Fomentar o gosto pela tecnologia e pela ciência tendo em conta a diferenciação pedagógica e a diversificação de estratégias educativas.
- Desenvolver cenários de aprendizagem com robots,
Descrição:
Com este projeto, que decorrerá no ano letivo 24/25, pretende-se estabelecer uma articulação entre as escolas participantes, de forma que os alunos de cada clube conheçam os projetos e materiais utilizados pelas diferentes escolas e partilhem as suas atividades. Serão agendadas visitas de estudo para que, presencialmente, os alunos possam conhecer os outros alunos intervenientes no projeto e desenvolvam pequenas apresentações dos seus trabalhos.
Tema agregador "Robô Auxiliar em Jardins (Robô Regador)"
Objetivo: Construir e programar um robô que rega plantas automaticamente, através da medição da humidade no solo.
Possíveis componentes do robô: sensor de humidade, bomba d'água, tanque de água, e rodas para movimentação.
Indicações: O robô poderá ser construído utilizando materiais reciclados, materiais construídos com a impressora 3D, entre outros. Deve ser programado para regar plantas em horários específicos ou quando deteta que o solo está seco, ajudando a cuidar do jardim.
Escolas participantes:
Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre
Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide
Agrupamento de Escolas de Arcozelo com a colaboração da equipa RoboLab e da docente Anabela Lobato, do Agrupamento de Escolas de Valdevez (Clube de Programação e Robótica - AEV).