Dia Mundial do Planeta

03-05-2024

No dia 22 de abril de 2024, as 14 salas do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Arcozelo, num total de 243 crianças, comemoraram o "Dia Mundial do Planeta".

Foi um dia diferente, logo pela manhã o sol brilhava, ouvia-se o chilrear dos passarinhos e corria uma suave brisa, estava agradável. Era uma manhã de Primavera. Entramos no autocarro, colocamos a cadeirinha, o cinto de segurança, e lá fomos nós, numa viagem até Refoios do Lima. No Centro Educativo de Refoios (que escola tão bonita) lanchamos e de seguida fomos ver a exposição dos trabalhos dos nossos projetos que fizemos na escola e em casa com os pais. Este ano a exposição teve 3 grandes temas, a Paz, a literacia/livro e a preservação do planeta. A riqueza da exposição foi evidente na cor, da diversidade das peças, na criatividade e na forma como o construir dessas peças expostas possibilitou o aprender (uma palavra de apreço às famílias que fizeram trabalhos tão criativos). A sala da exposição ficou cheia …, cheia de crianças cheias de orgulho e satisfação, com expressões como: "foi eu que fiz com o meu pai", "fizemos em casa", " foi a minha mãe que colou…", "professora, olha ali é o nosso …", … Depois, o dia continuou, vimos a peça de teatro de fantoches "Quero a Lua", passeamos, e, então lá tivemos outro momento cultural, a atuação da TUNA masculina da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (maravilhoso). Mas também houve "comes e bebes" … sentadinhos numa manta, debaixo da sombra das árvores, fizemos um piquenique, aproveitamos para saborear … a comida, e, o todo momento aprazível que foi a comemoração do "Dia Mundial do Planeta" … com muita PAZ.

A comemoração do "Dia Mundial do Planeta" foi deliciosa!

Foi um dia diferente.