Desporto Escolar


Modalidades disponíveis para o ano 2025-2026.


Desporto Escolar - Comunidades


OBJETIVOS

Promover o envolvimento da comunidade educativa alargada na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis dos alunos.

Aumentar o nível de atividade física da população, particularmente crianças e adolescentes em idade escolar e suas famílias e professores e outros funcionários dos estabelecimentos escolares, num ambiente participado e recreativo.

DESCRIÇÃO

Envolvimento da comunidade educativa alargada nas atividades do desporto escolar através do seu alargamento a outros destinatários, para além dos alunos. Neste sentido, os professores do desporto escolar passam a promover atividades físicas formais direcionadas para alunos, professores e outros funcionários e famílias.

As atividades desenvolvidas neste domínio poderão ser de carácter mais ocasional, integradas na componente não letiva dos professores, ou as escolas podem optar por ter um professor a desenvolver atividades de carácter regular (3 tempos-letivos semanais), integrando o programa nas atividades de Nível II do Desporto Escolar.

Pretende-se que a escola disponibilize os seus recursos humanos e materiais para manter a sua comunidade educativa alargada mais ativa, contribuindo para a sua saúde e bem-estar.

São exemplos de atividades do Desporto Escolar Comunidade: mega-aulas de grupo para funcionários e comunidade local, grupos de caminhada e de cicloturismo, desenvolvimento de atividades em Centros de Formação desportiva ou torneios desportivos e jogos tradicionais em família.

BENEFÍCIOS E IMPACTOS

Pretende-se reforçar a centralidade da escola enquanto parte integrante de uma comunidade, valorizando a sua interação e a oferta de atividades, quer para alunos e funcionários, quer para as famílias, contribuindo para o bem-estar e estilos de vida ativos e saudáveis.

Esta abertura da oferta desportiva da escola, enquadrada por professores do Desporto Escolar, partilhando instalações e recursos, potencia que os alunos, ao estarem rodeados por adultos de referência mais ativos, possam incorporar um estilo de vida mais saudável, sendo no futuro adultos que reconhecem e incluem o desporto do seu quotidiano.

Esta nova visão concorre para o objetivo do Governo de "colocar o país no lote das quinze nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos, na próxima década" (XXII Governo Constitucional, 2019), reconhecendo, ainda, a influência positiva de estilos de vida saudáveis da família nos mais novos.


LET'S MOVE

  • FITNESS
  • DANÇAS REGIONAIS DO MINHO


O que distingue o treino personalizado

Recomendado a todas as pessoas (população saudável, população clínica, atletas), o treino acompanhado distingue-se pela existência de uma planificação cuidada da parte de um profissional do exercício físico atendendo às características, necessidades e objetivos específicos de cada pessoa. Os objetivos podem ser de cariz estético ou de saúde, passando pela perda de massa gorda, aumento da massa muscular e melhoria da aptidão física de uma forma geral.

Um treinador pessoal é uma ótima alternativa para quem:

  • Pretende abandonar o sedentarismo e iniciar a prática de exercício físico mas não sabe como começar.
  • Tentou de tudo sem sucesso para perder peso.
  • Tem algum problema de saúde específico.
  • Procura obter o rendimento máximo nos seus treinos.
  • Não consegue encontrar motivação para treinar sozinho.

As vantagens do treino acompanhado:

  • Treino à medida e com resultados rápidos: sendo orientado para as caraterísticas específicas de cada um, através do treino personalizado será mais fácil e rápido alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Para quem já treina habitualmente, mas não vê os resultados pretendidos, o conhecimento de um treinador pessoal permitirá potencializar o treino, através de estímulos e metodologias de trabalho diferentes.
  • Permite corrigir erros: sob a supervisão do personal trainer, serão corrigidos os erros de execução técnica dos exercícios, privilegiando-se a correção postural de forma a evitar lesões e padrões posturais prejudiciais.
  • É mais seguro: a intensidade e volume do treino são monitorizados com base nos conhecimentos do treinador, tendo em conta a condição física e tipo de objetivos que pretende alcançar.
  • É mais facilmente quantificável: as reavaliações periódicas da composição corporal e capacidades físicas permitem analisar a

evolução em todos os parâmetros e reajustar o treino de acordo com os objetivos traçados.

  • É mais motivador: o personal trainer contribuirá para evitar a rotina e monotonia dos treinos, diversificando o trabalho desenvolvido e levando-o a sentir-se mais motivado e a não desistir.


Professor responsável: José Alberto Fernandes